Fonte: UEFA |
O Benfica perdeu esta noite frente ao Chelsea (0-1), no jogo relativo à 1ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Kalou marcou o único golo do encontro aos 75 minutos.
Foi um jogo muito bem disputado pelas duas equipa, com clara vantagem para o Benfica. Os encarnados dominaram a maior parte do jogo e podem queixar-se da falta de sorte. Este resultado pode complicar as contas da eliminatória.
Deste jogo destaco as boas exibições de David Luiz e de Jardel. O central do Chelsea cortou uma bola em cima da linha de golo logo no início da 2ª parte, após remate de Cardozo. Foi também muito importante para o equilíbrio defensivo dos ingleses, bloqueando as tentativas de ataque de Gaitán e, mais tarde, de Rodrigo.
Jardel teve algumas culpas no lance do golo de Kalou mas continuo a achar que foi o jogador mais concentrado e equilibrado do Benfica. Além disso criou a melhor oportunidade de golo do jogo.
Pela negativa Emerson. Pareceu-me um jogador alheado do jogo, pouco concentrado e com falta de velocidade. O defesa-esquerdo foi impotente para as investidas de Ramires pela esquerda. Aliás, na flash interview o médio do Chelsea admitiu, e cito, "tentei atrair o jogo para mim, porque já sabíamos que era o lado mais fraco do Benfica".
Esperava-se que Drogba fosse titular mas Fernando Torres jogou os 90 minutos. O espanhol esteve muito apagado mas quando foi chamado a jogo fez a assistência para o golo.
No final do jogo, Jorge Jesus destacou a boa exibição do Benfica e queixou-se da falta de sorte e das oportunidades falhadas.
Já David Luiz mostrou-se satisfeito com o resultado mas garante que o Benfica pode criar dificuldades na 2ª mão.
A minha dúvida prende-se pela entrada de Matic. O sérvio entrou a meio da segunda parte substituindo Aimar e , apesar de ter trazido mais dimensão física, deu menos dinâmica ao meio-campo. Parece-me que, recuando Aimar e colocando Rodrigo, o Benfica teria mais oportunidades de criar perigo.
Com um meio-campo menos atrevido, não foi surpresa o golo de Kalou. Ramires foi um quebra-cabeças para Jesus, que não foi capaz de "prender" o brasileiro. A vítima acabou por ser Emerson.
O árbitro não esteve ao nível do jogo. O italiano Paolo Tagliavento, cabeleireiro de profissão, não viu uma mão clara de Terry na área do Chelsea, logo no início da 2ª parte. O futebol não é uma ciência exacta mas, se fosse golo, alteraria por completo o rumo do jogo.
Ainda assim não serve de desculpa. Penso que hoje assistimos à vitória de uma equipa que soube ser inteligente. O Chelsea estudou bem a lição e teve o mérito de bloquear todos os ataques do Benfica e de "limitar" os melhores jogadores encarnados.
Desta maneira, o Benfica tem em risco a continuidade na Liga dos Campeões. A 2ª mão vai jogar-se no dia 4 de Abril (próxima quarta-feira) em Londres. Antevendo já esse encontro, o treinador do Chelsea, Roberto Di Matteo garantiu: "estamos numa boa posição para a segunda mão, mas não podemos adormecer".
Sem comentários:
Enviar um comentário