sábado, 24 de março de 2012

62 Minutos: Crónica de um empate anunciado

Fonte: tvi.iol.pt

O Benfica empatou sem golos ontem, frente ao Olhanense. Num fraco espectáculo de futebol fica para a história a expulsão de Aimar, aos 62 minutos. No final do jogo a equipa de arbitragem voltou a ser o alvo dos encarnados.

O Benfica vacilou em terras algarvias. Num jogo a contar para a 24ª jornada, os encarnados empataram 0-0 frente ao Olhanense, num recinto onde as equipas grandes perderam pontos esta época, à excepção do Braga.

A equipa da casa vinha numa sequência de seis jogos sempre a conquistar pontos. O Benfica procurava um triunfo que lhe garantisse a liderança provisória do campeonato, pressionando o Porto que joga amanhã.
Apesar disso, assistiu-se a uma partida muita fraca, com muitas perdas de bola e muita luta a meio-campo. 

O Olhanense procurou travar a avalanche ofensiva da equipa adversária, apostando na velocidade de Salvador Agra e de Dady para lançar contra-ataques bem delineados.
Já o Benfica optou por uma estratégia muito ofensiva, com Jorge Jesus a colocar Nélson Oliveira de início ao lado de Cardozo. O modelo ofensivo de Jesus esbarrou na muralha defensiva dos algarvios, com o defesa-central Maurício a ser um dos homens do jogo.

Mas o jogo ficou marcado por mais um caso de arbitragem. Aimar que tinha sido poupado pelo treinador, certamente a pensar no jogo de terça-feira frente ao Chelsea, acabou por entrar no intervalo para dar mais criatividade ao meio-campo encarnado.

O argentino acabou expulso 16 minutos depois de ter entrado. Numa bola dividida com Rui Duarte, o árbitro João Capela considerou que "el mago" agrediu o adversário e mostrou o cartão vermelho directo.

Depois do "sururu" habitual nestes casos, o Benfica passou a jogar com dez, a meia-hora do final do encontro. O Olhanense aproveitou a vantagem numérica para tentar ganhar o jogo, mas as melhores oportunidades de golo pertenceram ao Benfica. No último lance do jogo, Saviola, a passe de Cardozo teve nos pés a vitória mas o guarda-redes Fabiano fez uma excelente intervenção.

O final do jogo trouxe muita confusão, com fortes protestos dos responsáveis e jogadores encarnados. O alvo das críticas foi o árbitro do jogo, João Capela. A conferência de imprensa também foi polémica, com Jorge Jesus a acusar o árbitro de "estar à espera de qualquer coisa para prejudicar o Benfica".

A meu ver, a expulsão de Aimar foi o momento mais marcante do jogo e teve o condão de fazer tudo o resto. Ainda assim pareceu-me ver uma equipa muito fatigada, com muitos minutos nas pernas, o tal "preço do sucesso" como disse o treinador encarnado. A verdade é que o Benfica perdeu 10 pontos nos últimos 6 jogos.

A equipa encontra-se num ciclo de jogos decisivos, com a recepção ao Braga e a deslocação a Alvalade. Pelo meio, os encarnados vão jogar ainda duas partidas com o Chelsea para a Liga dos Campeões.

Será a equipa capaz de lutar em todas as frentes? Penso que essa é a pergunta que deve ser feita.
De resto, parece-me que o caso Aimar, a expulsão aos 62 minutos, foi a crónica de um empate denunciado. Não pela arbitragem mas pela fraca exibição de uma equipa que luta pelo título e que aparenta já não ter forças.

Veja aqui o lance da expulsão de Aimar:



Sem comentários:

Enviar um comentário