sexta-feira, 6 de abril de 2012

Opinião: Metalist 1 - Sporting 1, vitória da sorte


O Sporting empatou, esta noite, frente ao Metalist (1-1) e garantiu a qualificação para as meias-finais da Liga Europa, com um total de 3-2 na eliminatória. O próximo jogo é no dia 19 de Abril, frente ao Athletic Bilbao.

As noites de Santo António estão próximas. Hoje, foi a noite de São Patrício.

O Sporting sofreu e muito neste jogo. Tal como se previa, o Metalist dominou durante todo o encontro, frente a um Sporting muito contido e muito desgastado.

Metalist - Sporting: Uma questão de nervos 


A 1ª parte teve muitas situações de perigo para a defesa leonina.

Ainda assim, logo aos 5 minutos, Wolfswinkel apareceu isolado no ataque mas viu o lance anulado, por fora-de-jogo, mal assinalado. Uma situação de golo que podia ter mudado o desenrolar da partida.

Entretanto, Taison continuava a ser um verdadeiro quebra-cabeças para Polga e Xandão e Rui Patrício.
O guarda-redes adiou, tanto quanto pode, o golo que dava vantagem aos ucranianos.

Mas o futebol não é uma ciência, é feito de pormenores e de sorte. Apesar do domínio do Metalist, foi o Sporting que chegou ao golo. Aos 45 minutos, Van Wolfswinkel aproveitou um cruzamento de Capel e cabeceou para o fundo das redes de Goryainov.

Ao intervalo, a vitória do Sporting, ainda que injusta, mostrava inteligência e eficácia da equipa de Sá Pinto.

No segundo tempo, foi um pouco mais do mesmo mas, desta vez, o Metalist conseguiu materializar em golos a superioridade. Até porque Miron Markevich retirou Edmar, um médio defensivo e colocou Devic, o ponta-de-lança e melhor marcador da equipa.


Foi precisamente o sérvio que fez a assistência para Cristaldo fazer o golo. O argentino apareceu nas costas da defesa leonina e, com alguma sorte à mistura, conseguiu bater Rui Patrício.


O empate motivou os jogadores do Metalist e preocuparam Sá Pinto. O técnico dos leões procurou gerir o resultado, retirando Matías Fernandes para entrar Renato Neto. A substituição deu mais capacidade de luta ao meio-campo mas retirou criatividade, algo que se reflectiu no resto do encontro.


O Metalist continuava à procura do golo que igualasse a eliminatória e aos 60 minutos, Devic rematou para uma excelente defesa de Patrício. Na sequência do lance, o árbitro considerou que Insúa derrubou um avançado do Metalist na grande área e assinalou grande penalidade.


Chamado à conversão, Cleiton Xavier permitiu a defesa de Rui Patrício, com os pés. Estavam decorridos 64 minutos.


Depois desse lance o ritmo baixou um pouco e só perto do final é que os ucranianos voltaram a criar perigo, mas sem sucesso.

O apito final despontou uma festa no banco do Sporting. Depois de tanto sofrimento, os leões conseguiram a qualificação para as meias-finais.

Destaques:

Nos 90 minutos, o meu destaque vai para Rui Patrício. O internacional português foi intransponível, para grande desespero dos avançados do Metalist. S. Patrício fez uma série de grandes defesas, julgo que 5 ou 6, que contribuíram para o resultado final.

Taison, o médio ofensivo do Metalist, fez uma excelente exibição. O brasileiro podia ter marcado 2 ou 3 golos, não fosse o guarda-redes do Sporting. Para mim, Taison foi o melhor jogador da eliminatória e tem condições para jogar ao mais alto nível.

Pela negativa esteve Capel. O ala espanhol esteve fora do ritmo, claramente fatigado. Apesar de ter feito a assistência para o golo de Wolfswinkel, passou o resto do jogo a lutar contra o cansaço. Valeu o esforço.

Com este empate, o Sporting qualificou-se para as meias-finais da Liga Europa, 7 anos depois.

Nas "meias" vai defrontar o Athletic Bilbao. Os bascos empataram com o Schalke 04 mas ganharam no conjunto da eliminatória (6-4) e confirmaram a excelente prestação europeia deste ano.

Frente a frente, vão estar as equipas responsáveis pela eliminação dos dois clubes de Manchester. O Sporting eliminou o City e os espanhóis o United.

Javi Martinez é ausência confirmada no Bilbao mas pode haver uma ajuda especial. É que Guardiola disse que Marcelo Bielsa (treinador do Bilbao) é o melhor do mundo.

Perspectiva-se um grande confronto. Recorde-se que o Sporting é a única equipa portuguesa nas competições europeias e é a única não-espanhola da prova. Valência e Atlético Madrid disputam o outro lugar na final.

Sem comentários:

Enviar um comentário