domingo, 1 de abril de 2012
Benfica 2 Braga 1: águias voam mais alto
O Benfica venceu esta noite o Braga por 2-1, num jogo a contar para a 25ª jornada. Witsel e Bruno César marcaram os golos das águias, Elderson reduziu para os minhotos. O Porto é o novo líder.
O também denominado jogo do título foi muito bem disputado, com as duas equipas a lutarem pela vitória até ao fim.
Os encarnados entraram em campo com a confiança natural de quem joga em casa, mas depressa o Braga mostrou porque já não perde há treze jogos.
Mostrando muita contenção na defensa, aproveitaram para sair em contra-ataque, através da rapidez nas alas, com Alan e Hélder Barbosa a criarem muitos problemas à defesa encarnada. Os mais sacrificados foram Maxi Pereira e Capdevilla, com o espanhol a realizar uma boa exibição.
Ainda assim, a única oportunidade de perigo da 1ª parte pertenceu ao Braga. Já depois dos 45 minutos, Alan tem um excelente trabalho na direita, servindo Mossoró que rematou para uma boa defesa de Artur.
O Benfica ia mostrando a sua grande capacidade ofensiva mas sem resultados práticos. Destaque para Maxi e Gaitán, os jogadores foram a força motriz das águias no primeiro tempo. Bruno César foi importante nas segundas bolas, sempre bem posicionado para rematar à baliza.
A segunda parte foi totalmente diferente. As duas equipas entraram mais destemidas e dispostas a conquistar os três pontos. Os primeiros 10 minutos foram avassaladores para o Braga, com o Benfica a dispor de três lances perigosos. Por essa altura brilhou o guarda-redes Quim.
A partir daí os bracarenses reagiram e Mossoró desperdiçou uma oportunidade de golo flagrante, num lance em que Miguel Vítor saiu lesionado. Jesus foi obrigado a recuar Javi Garcia e colocou Matic no meio-campo.
Aos 74 minutos, Bruno César cai na grande área minhota, depois de um choque aparatoso com Elderson. O árbitro João Ferreira assinalou penalti. A decisão do juiz não agradou aos jogadores do Braga mas pareceu-me correcta.
Chamado à conversão, Witsel não falhou e inaugurou o marcador no Estádio da Luz, aos 77 minutos.
Cinco minutos depois, Elderson remediou o erro empatando o jogo, após livre de Hugo Viana. Artur ainda desviou o remate do português mas colocou a bola à mercê do central.
O golo do empate despertou ambas as equipas e, até ao fim, foi uma questão de nervos. Jorge Jesus tirou Rodrigo e colocou Nolito. O técnico encarnado tentou criar mais jogo pelas alas, aproveitando o desgaste dos laterais do Braga.
A estratégia acabou por dar os seus frutos. Já nos descontos (90+2), Gaitán teve uma excelente iniciativa pela direita, assistiu Bruno César e o "chuta chuta" rematou colocado, não dando hipóteses de defesa a Quim. O golo tardio levou os adeptos à loucura.
O apito final encerrou mais um grande jogo do campeonato português. No fim houve um pequeno "sururu" entre Quim e Raúl José, treinador adjunto do Benfica, mas não apagou a excelente prestação das duas equipas.
Figuras do jogo: Gaitán, Witsel e Bruno César. Os três jogadores foram um perigo à solta. O argentino foi muito importante para romper a defesa bracarense e criar espaços para os colegas. Witsel deu muita consistência ao meio-campo, criando jogo e ocupando bem os espaços. O belga foi ainda o autor do primeiro golo. Bruno César foi o jogador mais rematador e culminou a sua exibição com o golo da vitória.
No Braga destaco a exibição de Mossoró. O médio teve duas oportunidades de golo e podia ter sentenciado o encontro. O brasileiro parecia uma "pilha duracell", correu o jogo todo e criou muitos desequilíbrios.
Com este triunfo as águias somam 59 pontos e ultrapassaram o Braga, que agora é 3º, com 58.
O Porto agradeceu a ajuda do rival para isolar-se na 1ª posição. Os dragões ganharam ao Olhanense (2-0) e têm agora mais um ponto que o Benfica.
Esta reviravolta na classificação vem trazer ainda mais expectativas para a próxima jornada. A jornada 26 vai ter muito peso porque tem um derbi a sul e outro a norte, Sporting - Benfica e Braga - Porto.
Para a história fica um excelente jogo de futebol.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário